Condicionadores/Estabilizadores de Tensão Alternada

   

Principal referência bibliográfica:
Tese de doutorado: "Estabilizadores de Tensão Alternada para Cargas Não-Lineares: Estudo de Variações Topológicas e Métodos de Controle".
 
Definição de Estabilizadores de Tensão Alternada:

 

Estabilizador de tensão é um dispositivo capaz de assegurar a constância do valor eficaz da tensão em sua saída.

 
Definição de Condicionadores de Tensão Alternada:

 

Condicionador de tensão é um dispositivo capaz de assegurar a constância do valor eficaz e conformar a tensão em sua saída segundo uma referência desejada.

 
Princípio de funcionamento:

           

            O princípio de funcionamento do condicionador de tensão alternada é ilustrado na figura abaixo. A tensão de geração é representada pela componente fundamental vF(t) mais as componentes harmônicas vH(t). A corrente de carga, por sua vez, é dada pela fundamental iF(t) e pelas harmônicas iH(t). A tensão disponibilizada pela rede de energia elétrica vi´(t) tem a distorção provinda da fonte vH(t) e ainda pela queda de tensão provocada na impedância da linha ZL, pela passagem da corrente de carga iH(t). Ainda, pode-se supor que o valor fundamental da tensão vi´(t) não está no seu valor nominal. O condicionador tem então a tarefa de fornecer a diferença entre uma referência senoidal desejada e a tensão disponibilizada pela rede. A tensão vds(t) terá então duas componentes: a fundamental vdsF(t) e as harmônicas vdsH(t).

 

 

Resultados experimentais:

 

           Para ilustrar a diferença na tensão de saída de um condicionador em relação à um estabilizador, na figura abaixo se mostram as formas de onda para operação com uma carga não-linear, por exemplo um retificador com filtro capacitivo. Nota-se que a tensão de saída tem uma forma bem mais senoidal do que a tensão de entrada. Neste caso, um estabilizador disponibilizaria na saída uma tensão com o mesmo formato que a tensão de entrada, apenas corrigindo o valor eficaz. Já o condicionador disponibiliza na saída uma tensão com baixo conteúdo harmônico (THD).